Colágeno: o emagrecimento, que torna a pele elástica e protege os ossos

O sucesso de colágeno hidrolisado não é de hoje. De três anos pra cá ele vem conquistando o público feminino com a promessa de fortalecer a pele. Desde então, a procura começou a ser enorme e ele pode ser encontrado em cápsulas, sachês, e a bala de manipular.

E as mulheres, claro, são os maiores consumidores do produto. Mas funciona mesmo? Com base em estudos sobre o assunto, afirma que, sim, o colágeno ajuda a combater o excesso de quilos extras, e claro, para retardar o envelhecimento precoce.

Uma das principais funções do colágeno colastrina é formar fibras que dão sustentação a pele.. Ou seja, ele garante que o corpo funcione bem para dentro e mantenha-se bonita por fora.

No entanto, estudos mostram que, a partir de 30 anos, mesmo com uma alimentação equilibrada, há uma perda anual de cerca de 1%. 50 anos em diante, a queda será muito mais acentuada. A produção de colágeno cai para apenas 35%, em média. “O que as mulheres mais sentem, diminuição da elasticidade e a hidratação da pele”, alerta a nutricionista Tatiana Pimentel, Santos (SP). A partir daqui, e aparecem as rugas, celulite e flacidez é um pulo. Por isso muitos nutricionistas recomendam o uso de colágeno hidrolisado a partir de 30 anos.

Colagénio na dose certa

O colágeno hoje que está presente em suplementos devem ser hidrolisado – ou seja, passar por um processo de hidrólise (quebra pela água das moléculas de proteína) que pode ser facilmente absorvido pelo organismo.

Mas, para obter o efeito esperado, precisa acertar na dose. Pesquisadores observaram que o consumo de 5 gramas de colágeno ao dia, durante seis meses, ele foi capaz de melhorar o estado da pele de pacientes entre 35 e 60 anos. Houve um aumento de 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade.

Uns perda de peso

Quem está na faixa dos 20 pode ficar tranquilo: ainda não é hora de juntar-se para mais uma dose de proteína. A dieta, eu em alimentos que estimulam o organismo a produzir colágeno é suficiente.

Agora, se você vive estressado, fuma, abusou do sol e doces, ele começa a falhar mais cedo. Resultado: “a elasticidade da pele está sob ameaça, o surgimento de flacidez e até mesmo estrias”, diz a dermatologista; Durazzo, da Clínica Cliniderm, em São Paulo. E, sozinha, a dieta pode não dar. Aditivos podem ser especificados até 30 anos para ajudar na perda de peso, porque suaviza e adia a fome.

A dieta com colágeno

O suplemento não diminui a importância de uma dieta rica em alimentos que estimulam a produção de colágeno no corpo. Esta lista inclui carnes magras, frango, peixe e ovo (de forma particularmente clara). Invista também em legumes, verduras, frutas e nozes. “Eles têm nutrientes (vitaminas A, C e e, selênio e zinco), que garantem a absorção de colágeno”, alerta o nutrólogo Mohamad barakat, de São Paulo.

E a gelatina de caixinha? Não é usado colágeno hidrolisado na composição. Mas não deixa de ser uma boa opção de sobremesa leve. Só tome cuidado para escolher o tipo, sem corantes artificiais, porque trata-se de substâncias que prejudicam a pele.

Bom para quem malha

Se você malha, ainda há uma boa razão para aceitar o além: ele é um aliado das articulações. Em 2006, durante a reunião do Colégio Americano de Medicina do esporte, em Indianápolis, nos estados unidos, a apresentação do estudo da língua alemã 100 atletas, de 15 a 80 anos de idade, mostraram que a ingestão de colágeno hidrolisado traz uma melhoria significativa nas articulações. Após 12 semanas de consumir 10 gramas de suplementos em dia, 79% dos participantes mostraram uma melhoria da mobilidade dos joelhos e quadris.

Várias formas de suplementos

Saquinho: esta é a versão, que é adequado para reduzir a fome e a prolongar a saciedade. O conteúdo de um sachê comum ter de colágeno hidrolisado em dose diária recomendada – ou seja, de 8 a 10 gramas. Há ainda a opção de você tem de manipular a pó, que pode ser diluído em água, suco ou iogurte.

Cápsula: atende quem gosta de facilidade. Mas, para atingir uma dose diária, a necessidade de consumir de 10 a 12 cápsulas por dia.

Água aromatizada: algumas marcas fazem uma garrafinha, geralmente entre 300 e 360 ml, a dose diária recomendada é de 10 g de colágeno.

Bala: essa opção geralmente oferecem cerca de 1,5 gramas de colágeno por unidade. Isso é muito pouco, mas vale a pena para complementar a ingestão diária de proteína. A bala também tem a vantagem de estimular a mastigação, além disso, para enganar a vontade de comer, querida.

Querida: assim, como uma bala, tem um pouco de colágeno. Destrua como uma opção-querida, o que traz o benefício extra.

A granola, barra de cereais e cia.: escolher estes produtos, e também ajuda a complementar a dose diária de colágeno. Mas cuidado com os produtos trazidos de açúcar e corantes – substâncias glória de deterioração da qualidade da pele.

 

Deixe um comentário