Como as outras pessoas podem ajudar você a curar a ansiedade?

Esta página é para amigos e familiares que desejam apoiar alguém que tenha ansiedade ou ataques de pânico.

Pode ser muito difícil quando alguém que você gosta está passando por problemas de ansiedade ou ataques de pânico, mas há coisas que você pode fazer para ajudar.

Não os pressione

Tente não pressionar o seu amigo ou membro da família para fazer mais do que eles se sentem confortáveis. É muito importante ser paciente, ouvir seus desejos e levar as coisas em um ritmo que pareça bom para elas.

É compreensível querer ajudá-los a enfrentar seus medos ou encontrar soluções práticas, mas pode ser muito angustiante para alguém sentir que está sendo forçado a situações antes de se sentir pronto. Isso pode até piorar a ansiedade. Tente lembrar que ser incapaz de controlar suas preocupações é parte de ter ansiedade, e eles não estão escolhendo como se sentem.

Tente entender

Descubra o máximo que puder sobre ansiedade.  Isso ajudará você a entender o que eles estão passando. Ler  experiências pessoais  também pode ajudar.

Pergunte sobre sua experiência . Você poderia perguntar-lhes como a ansiedade afeta sua vida cotidiana e o que a torna melhor ou pior. Ouvir sua experiência pode ajudá-lo a ter empatia com o que eles sentem.

Pergunte como você pode ajudar

Seu amigo e parente podem já saber como você pode apoiá-los – por exemplo, pode ajudar a tirá-los da situação, conversar com eles com calma ou fazer exercícios de respiração com eles.

Ao perguntar-lhes o que eles precisam ou como você pode ajudar, você pode apoiá-los a se sentirem mais controlados. Saber que há alguém por perto que sabe o que fazer se começar a sentir medo ou pânico pode ajudá-los a se sentirem mais seguros e mais calmos.

Ajude-os a procurar ajuda

Se você acha que a ansiedade de seu amigo ou membro da família está se tornando um problema para eles, você pode incentivá-los a procurar tratamento adequado conversando com um clínico geral ou terapeuta. Você poderia:

Ofereça-se para ajudá-los a marcar uma consulta médica . Se eles estão com medo de sair de casa, você pode sugerir que eles liguem para o médico para saber se eles farão visitas domiciliares.

Ofereça suporte quando eles comparecerem aos compromissos.  Você poderia oferecer para ir com eles para seus compromissos e esperar na sala de espera. Você também pode ajudá-los a planejar o que gostariam de conversar com o médico. (Veja as páginas em busca de ajuda para um problema de saúde mental mais informações .)

Ajude-os a procurar ajuda de um terapeuta . (Veja nossa página sobre como encontrar um terapeuta para mais informações).

Ajude-os a pesquisar diferentes opções de suporte , como serviços comunitários ou grupos de apoio de colegas, como os administrados pela  Anxiety UK  e  No Panic . (Consulte nossa   página de contatos úteis para mais informações.) Você também pode ligar para  a Infoline da Mind  para saber mais sobre os serviços locais.

Cuide de si mesmo

Às vezes pode ser realmente desafiador apoiar alguém com um problema de saúde mental – você não está sozinho se se sentir sobrecarregado às vezes. É importante lembrar-se de cuidar também da sua própria saúde mental, para que você tenha a energia, o tempo e a distância de que precisa para poder ajudar.

Por exemplo:

Definir limites e não demore muito . Se você se sentir mal, não poderá oferecer tanto apoio. Também é importante decidir quais são os seus limites e o quanto você se sente capaz de ajudar.

Compartilhe seu papel de carinho com outras pessoas, se puder.  Muitas vezes é mais fácil apoiar alguém se você não estiver sozinho.

Converse com outras pessoas sobre como você está se sentindo.  Você pode querer ter cuidado com a quantidade de informações que você compartilha sobre a pessoa que está apoiando, mas falar sobre seus sentimentos com alguém da sua confiança também pode ajudá-lo a se sentir apoiado. Um dos efeitos da ansiedade é a ejaculação precoce, se você está sentindo isso, provavelmente você tem ansiedade. Para tratar a ejaculação precoce o melhor a se fazer é tomar Remédio para ejaculação precoce

Encontre suporte para você mesmo.  As organizações em  contatos úteis  estão lá para apoiá-lo também. Também poderia ajudar a explorar o apoio dos pares e os tratamentos de fala .

 

Deixe um comentário