Quais os alimentos que contém a vitamina K2?

Você sabe onde encontrar a vitamina K2? Alguns alimentos são fontes dessa vitamina tão importante para o organismo. Você sabe quais são?

Quais os alimentos que contém a vitamina K2?

A vitamina K2 ficou por muito tempo “esquecida”. Normalmente era somente a vitamina K1 que recebia atenção, ainda mais pelo seu papel na coagulação sanguínea.

 

A falta de informação a respeito da vitamina K2 e a falta de diferenciação com a vitaminas K1, fizeram com que não se falasse tanto dela.

 

Porém, novas descobertas fizeram isso mudar. Agora já se sabe sua importância para o correto uso do cálcio no organismo. Mas se ela é assim tão benéfica ao organismo, onde podemos encontrá-la?

 

A vitamina K1(fitomenadiona) é encontrada em vegetais de folhas verdes escuras, sendo bastante fácil de obter níveis suficientes através da dieta, tanto que sua deficiência é rara.

 

Diferentemente da vitamina K1, a deficiência da vitamina K2, também chamada de menaquinona, é comum. Segundo avaliações feitas nos Estados Unidos, estima-se que 80% da população tenha deficiência dessa vitamina.

 

Isso se deve ao fato da dieta moderna não incluir alimentos ricos em K2 em quantidade adequada.

 

Além de ser encontrada em alguns alimentos, a vitamina K2 pode ser sintetizada pelas bactérias intestinais. Por esse motivo, o equilíbrio das bactérias intestinais é muito importante.

 

Para evitar a deficiência de vitamina K2, controle os fatores que afetam negativamente a saúde intestinal, tais como a má alimentação, uso prolongado de antibióticos e doenças intestinais.

Por mais que a vitamina K2 seja sintetizada no intestino, sua produção diminui com o passar dos anos. Isso, juntamente com o fato de que a alimentação moderna, rica em alimentos industrializados, prejudica a saúde intestinal, contribui para a deficiência de K2 na população.

 

Fontes de Vitamina K2

 

Agora que você já sabe da importância da vitamina K2 e que a sua deficiência é comum, você precisa saber quais as fontes alimentares para obtê-la.

 

A vitamina K2 possui diversas subcategorias denominadas MK-n, onde “n” é o número referente a ramificação da molécula, sendo as principais a MK4 e MK7.

 

A vitamina K2 MK4 (metaquinona 4) é uma molécula de cadeia curta. Pequenas quantidades podem ser encontradas na manteiga, gema do ovo e em carnes em geral.

 

A forma MK7 (metaquinona 7) é uma molécula de cadeia mais longa. Ela é encontrada em boas quantidades em leguminosas como no feijão, ervilha, lentilha, grão de bico. Também em fígado de animais, óleo de peixe, leite e em alguns alimentos fermentados como iogurte e queijos, especialmente nas variedades brie e gouda.

 

Uma das mais ricas fontes de vitamina K MK-7, porém, é a soja fermentada, conhecida como Natto. Esse alimento tradicional no Japão é produzido através da fermentação da soja cozida com Bacillus natto.

 

O consumo do Natto está associado com efeitos benéficos na saúde óssea, bem como na prevenção de diabetes e câncer. Isso porque, além da vitamina K2, esse alimento é rico em proteínas, ferro e vitaminas do complexo B, como a Riboflavina (vitamina B2) e Cobalamina (vitamina B12).

 

Fontes alimentares de vitamina K2:

  • Couve
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Repolho
  • Aspargos
  • Carnes
  • Peixes
  • Leite e derivados

Suplementação de Vitamina K2

 

Além dos alimentos, outra fonte exógena de vitamina K2 é a suplementação. Esta, é uma terapia comum para a prevenção de osteoporose e fraturas ósseas.

 

Quando consumida na forma de suplemento alimentar, a forma MK7 é a que tem maior biodisponibilidade, uma vez que é melhor absorvida e permanece no organismo por mais tempo, tendo seu efeito prolongado.

 

A suplementação de K2 MK7 já pode ser facilmente encontrada em sites de produtos naturais(1), suplementos e visa combater a carência nutricional de Vitamina K2. Prevenindo assim, a manifestação de desordens metabólicas decorrentes da insuficiência de vitamina K2.

 

A Vitamina K2 tem ação importante no organismo, principalmente na manutenção óssea e na saúde vascular. Sendo que a orientação geral, é o consumo de cerca de 180 a 200 mcg de Vitamina K2 por dia.

 

No caso de suplementação, o ideal é ingerir a cápsula do Suplemento de Vitamina K2 MK-7 antes das principais refeições. Pois, como ele é lipossolúvel, precisa de ser ingerido perto das refeições para melhor absorvido.

Gostou do artigo? Deixe abaixo seu comentário, dúvida ou sugestão!

 

Deixe um comentário